Bloco de Esquerda lança desafio a moção unitária pela reabertura da Urgência Pediátrica

RMAG news

O desafio foi enviado ontem, ao Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, Dr. Mota Faria, com o pedido que distribuísse por todos os membros eleitos e presidentes de junta deste órgão no sentido de repudiar o encerramento da urgência pediátrica; pugnar pela reabertura desta; pugnar pela defesa de um Serviço Nacional de Saúde presente em todo o território, sem descurar o interior do país; assim como, enviar a moção para o Ministério da Saúde, ULS Dão Lafões, Grupos Parlamentares da Assembleia da República e Comunicação Social.

Na próxima Assembleia Municipal, que se realiza a 17 de junho de 2024, segunda-feira, a moção será apresentada pelo conjunto de deputados que a subscrevem, independentemente da sua filiação partidária. Como diz o texto proposto: “É hora de unidade em prol da reabertura da Urgência Pediátrica.”

Moção Pela Reabertura da Urgência Pediátrica

A 20 de maio do corrente ano, a Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões (ULS Viseu Dão Lafões) anunciou que a Urgência Pediátrica do Hospital de São Teotónio iria encerrar diariamente entre as 20h00 e as 9h00.

Desde o momento que esta notícia veio a público, um grande grupo de cidadãs e cidadãos mobilizou-se para contestar este encerramento, exigindo a sua reabertura de forma permanente, saindo à rua numa concentração na Praça da República, seguida de marcha até à porta do Hospital de São Teotónio, no dia 1 de junho, Dia da Criança e primeiro dia deste plano de contingência.

Este movimento esteve, ainda, numa grande vigília junto à entrada das urgências do Hospital de São Teotónio, no dia 7 de junho. Desde então, um pouco por todo o concelho, veem-se faixas e cartazes de apoio a esta reabertura.

A cidadania deste concelho já se uniu várias vezes pelo Serviço Nacional de Saúde, em prol de obras nas urgências deste hospital, na exigência da construção de um centro de oncologia com radioterapia ou mesmo para exigir que a construção do serviço de psiquiatria e saúde mental voltasse a estar na agenda política.

É hora de unidade em prol da reabertura da Urgência Pediátrica.

Assim, a Assembleia Municipal de Viseu, com os poderes que lhe estão atribuídos, delibera:

– Expressar o seu repúdio pelo encerramento da Urgência Pediátrica em horário noturno;

– Pugnar pela reabertura da Urgência Pediátrica da ULS Viseu Dão-Lafões;

– Pugnar pela defesa de um Serviço Nacional de Saúde presente em todo o território, sem descurar o interior do país;

– Enviar esta moção ao Ministério da Saúde, à ULS Dão-Lafões, aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República e à Comunicação Social.

O conteúdo Bloco de Esquerda lança desafio a moção unitária pela reabertura da Urgência Pediátrica aparece primeiro em Interior do Avesso.