Bloco de Esquerda questiona o Governo sobre a qualidade do ar em Mirandela

RMAG news

Em ambientes urbanos, as partículas finas e ultrafinas libertadas por motores de combustão, principalmente de veículos motorizados, são um dos grandes focos de poluição e de risco. Aos quais acresce a maior concentração de unidades industriais.

Tem chegado ao nosso Grupo Parlamentar, e foi noticiado, recentemente, na comunicação social local, a preocupação por parte da população de Mirandela, dos casos cada vez mais frequentes de uma neblina espessa, um odor forte a óleo e baga de azeitona intenso. A suspeita deste fenómeno, segundo o relatado das denúncias, é proveniente de fábricas extratoras de bagaço de azeitona situadas na freguesia de Frechas, concelho de Mirandela e outra em Leirós, no concelho de Valpaços.

A presidente da Câmara Municipal de Mirandela confirma a situação e refere que a situação se estende há vários anos, sendo que com o aumento da produção de azeite é mais frequente a neblina espessa. Segundo a edil, foi requerido junto da Comissão de Coordenadora e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) um relatório de análise do caso.

O Bloco de Esquerda considera a qualidade do ar e a poluição atmosférica questões centrais à saúde pública e ao ambiente. Considerando igualmente que a monitorização da qualidade do ar é uma fonte de informação indispensável à constituição de uma resposta adequada ao problema, para a sua mitigação e para proteção das populações e dos ecossistemas.

Na pergunta dirigida à Ministra do Ambiente e da Energia o deputado Fabian Figueiredo questiona se o ministério conhecimento da situação e se as unidades cumprido as exigências para a qual foi atribuído alvará.

O Bloco pretende saber qual a monitorização efetuada a estas unidades industriais para se apurar que cumprem todos os requisitos ambientais e o resultado do relatório efetuado pela CCDR-N.

O conteúdo Bloco de Esquerda questiona o Governo sobre a qualidade do ar em Mirandela aparece primeiro em Interior do Avesso.

Please follow and like us:
Pin Share