Pela reabertura da Urgência Pediátrica do Hospital de Viseu

RMAG news

A Plataforma Já Marchavas formou-se na perspetiva de ser um espaço de encontro com vista à ocupação das ruas, sempre com o foco nos direitos humanos e ambientais.

Vimos nos últimos dias, com orgulho, um forte movimento da sociedade civil a organizar-se pelo Serviço Nacional de Saúde e contra o encerramento das Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

Este movimento tem uma petição, que subscrevemos, que alcançou rapidamente mais de 12 mil assinaturas e agendou um protesto para as 10h00 do dia 1 de junho, dia da criança, na Praça da República (Rossio), pela reabertura da Urgência Pediátrica deste centro hospitalar.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê o direito à segurança na doença e um nível de vida para assegurar às pessoas e às suas famílias saúde e bem estar.

A Declaração Universal dos Direitos das Crianças prevê serviços médicos adequados e a desenvolver-se de boa saúde.

A garantia destes direitos não é compatível com a permanente limitação, desvalorização ou encerramento de serviços do Serviço Nacional de Saúde.

A Plataforma Já Marchavas compromete-se, assim, a juntar-se a todas as pessoas que se estão a mobilizar pela reabertura, sem limitações, do Serviço de Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar de Tondela-Viseu.

Convocamos todas as pessoas a juntarem-se a este momento de protesto, participação e cidadania, com encontro às 10h00 de dia 1 na Praça da República (Rossio) de Viseu!

O conteúdo Pela reabertura da Urgência Pediátrica do Hospital de Viseu aparece primeiro em Interior do Avesso.