Rescaldo de uma noite de eleições

RMAG news

Esta onda de destruição dos valores e direitos obtidos tende a aumentar. Na Itália, a extrema direita venceu com 28,8%, na França com 31,37%, na Áustria, com 27%, só para nomear alguns resultados.

Mas, em Portugal, a extrema direita perdeu. Com intenções de ganhar estas eleições, ficaram muito aquém, com 9,79% dos votos. Foi uma das grandes exceções nestas eleições europeias, divergindo da tendência actual na Europa.

O Bloco perdeu um mandato, é verdade. Mas perante as circunstâncias adversas, perante o populismo, os recorrentes discursos de ódio, a incerteza, as consequências das guerras que continuam a destruir vidas, o Bloco persiste; o Bloco continua, e, como sempre, é a luz de esperança, em nome da paz, da inclusão, dos valores inclusivos; em defesa dos direitos humanos, das mulheres, da comunidade LGBTQ+, em prol de uma sociedade com consciência, empatia e que recusa a vergar perante o ódio perpetuado pela extrema direita.

A Catarina Martins, com a sua irreverência e dedicação, irá lutar por uma Europa mais justa. É, sem dúvida, a melhor escolha para este desafio, para ser o ar fresco no meio do bafio do ódio e preconceito, dos gritos de guerra, da tentativa de controlo por parte de quem se sente ameaçado pela diferença.

Não perderemos a esperança, nem aquele fogo que nos move. Pela defesa dos mais fracos, pela voz dos que ninguém quer ouvir, pela protecção dos que são alvo deste ódio desprezível.

Martin Luther King disse que “a escuridão não pode combater a escuridão; só a luz pode fazer isso. O ódio não pode combater o ódio, só o amor pode fazer isso”. O Bloco é a representação dessa luz e desse amor.

Não foi uma derrota como dizem, mas sim a confirmação que o Bloco está aqui para ficar e para quebrar as crescentes tendências na Europa, que apenas pretendem dividir e destruir.

À Catarina Martins o meu obrigado por seres o rosto desta luta, por seres o farol numa noite escura e a esperança que, no fim, será a luz e o amor que irão prevalecer.

O conteúdo Rescaldo de uma noite de eleições aparece primeiro em Interior do Avesso.