Sementeira 2024: 12.ª edição assinala 50 anos da Revolução dos Cravos com mais de 60 artistas

RMAG news

Sob o mote “Nascem Cravos”, nos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, a 12.ª edição da Sementeira – Mostra de Artes Visuais e Performativas, apresenta um programa diverso, com música, dança, teatro, cinema, performance, flash tattoos e artes plásticas.

“Há 50 anos atrás, Portugal vivia mergulhado numa noite escura até que se deu o 25 de Abril e foi derrubado o fascismo, a censura e a opressão imposta por um governo totalista e autoritário ao seu povo. Mas o legado dos valores de Abril é um projecto longo, transformativo. É um sonho que cabe a cada um de nós cumprir.”, lê-se no comunicado da Sementeira.

“A Sementeira, como o próprio nome sugere, propõe-se a ser um solo fértil à criação de diálogos e relações entre a comunidade, procurando fomentar a participação colectiva e a construção de uma sociedade livre e justa, pela qual lutamos e sempre lutaremos.”

De 3 a 7 de julho, mais de 65 artistas vão passar pela Sementeira, que conta ainda com a presença da coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, numa visita guiada à exposição coletiva, no domingo (7 de julho). Durante a visita será feita uma leitura encenada, intitulada de “Três Tristes Textos”, de Micael de Almeida, seguidoa das escolhas musicais de “Ansiolítico” e de “Ramen Rave”.

O programa arranca na próxima quarta-feira, 3 de julho, pelas 15h e contará com concertos de Whitekeys, Camila Filipa e Davi Santiago. No dia seguinte, pelas 22h, a Sementeira volta a dedicar um dia ao Punk, para um “segundo assalto”, cinco anos depois do primeiro concerto tributo, na Sementeira 7, no Cinema Ícaro. No dia 5 de julho, a partir das 22h, atuam os artistas “Love Dani”, “IMD”, “Warren Boy Swag”, “2P”, “PlusBeatz” e “Uiv0” seguidos das escolhas musicais de “Hissing Carlota”. No sábado, é a vez das bandas “Ervas Daninhas” e “Homem da Rua” seguidos das escolhas musicais de “hello kitty slut vibes”.

Performance de dança “‘O Quê? – Um solo para pessoas confusas e melancólicas”, com criação de Mariana Silva e interpretado por Pedro de Aires, roda de “Leituras Revolucionárias”, coordenada por Manuela Antunes, o espectáculo “Agora é que a Porca Torce o Rabo”, de Marta Garcia Cruz e Mariana Silva, e a exibição do documentário “Aqui Há Solo Fértil” de Tiago Resende, são outros momentos que completam a programação desta edição.

Uma das novidades da 12.ª edição é a participação de cinco artistas tatuadores que vão estar a fazer flash tattoos durante o evento, um por dia.

PROGRAMA
3 a 7 de julho 2024, das 15h às 24h.

3 julho a 8 Julho – Quarta-Feira a Domingo

Exposição coletiva com a participação dos artistas ou coletivos de artistas:

Ana Carolina Gomes, Ana Catarina Pereira, Ana Ferreira, Ana Novais, André Mega, Beatriz Silva, casamento.estrit.economico, Carla Antunes, Carolina Fora d’Água, Carlos Vieira e Castro, Daniel Costa, deidra corp., Emanuel Santoz, Future Pillows, Francisca Sousa, Iara Duque, In.Sana, Joana dos Remédios, Joana de Sá, João Soares, Lixeira, Luís Lourenço, Luís Teles, Luz, Lurdes Martins, Lotus, Margarida Anselmo, Marília Alves, Nastiya German, Nuno Queirós, Ovek, Roberto Terra, Rui Mota Pinto, RUÍDO, Shtroien, Tiago Madeira Leal, Tonito e Toquito, Tomás Borges e Vanda Rodrigues.

3 julho – Quarta-Feira

15h – abertura de portas
22h – Concertos dos artistas Whitekeys, Camila Filipa e Davi Santiago
21h-24h – Flash Tattoo de Ricardo Calix (Sorano)

4 julho – Quinta-Feira

15h – abertura de portas
19h – Performance de dança “‘O Quê? – Um solo para pessoas confusas e melancólicas”, com criação de Mariana Silva e interpretado por Pedro de Aires
22h – Concerto “O Punk Não Morreu! – Segundo Assalto” com a superbanda de António Baptista, António Fonseca, Nuno Mendonça, Pedro Sales , Pedro Coutinho, Rui Costa e Vitor Vicente
21h-24h – Flash Tattoo de Maria Quintela (Jane Anarchist)

5 julho – Sexta-Feira

15h – abertura de portas
19h – Roda de “Leituras Revolucionárias”, coordenada por Manuela Antunes
22h – Concertos dos artistas “Love Dani”, “IMD”, “Warren Boy Swag”, “2P”, “PlusBeatz” e “Uiv0” seguidos das escolhas musicais de “Hissing Carlota”
21h-24h – Flash Tattoo de Miguel Castilho

6 julho – Sábado

15h – abertura de portas
19h – Teatro “Agora é que a Porca Torce o Rabo”, de Marta Garcia Cruz e Mariana Silva
22h – Concertos das bandas “Ervas Daninhas” e “Homem da Rua” seguidos das escolhas musicais de “hello kitty slut vibes”
21h-24h – Flash Tattoo de Carlota Lemos

7 julho – Domingo

15h – abertura de portas
15h-19h – Flash Tattoo de Susana Faustino
17h – Visita guiada à exposição com Mariana Mortágua, leituras encenadas “Três Tristes Textos”, de Micael de Almeida seguidos das escolhas musicais de “Ansiolítico” e de “Ramen Rave”
22h – Exibição do documentário “Aqui Há Solo Fértil” de Tiago Resende

Programa completo aqui

O conteúdo Sementeira 2024: 12.ª edição assinala 50 anos da Revolução dos Cravos com mais de 60 artistas aparece primeiro em Interior do Avesso.