Oito cidades assinalam o Dia Europeu da Vida Independente no dia 5 de maio

Oito cidades assinalam o Dia Europeu da Vida Independente no dia 5 de maio

No dia 5 de maio, Dia Europeu da Vida Independente, haverá marchas em Vila Real, Braga, Guimarães, Porto, Lisboa e Faro e concentrações em Coimbra e em São Miguel (Açores).

O coletivo VIM crítica no seu manifesto o facto de em 50 anos de democracia as políticas implementadas serem muito lentas para um “real impacto na concretização” da inclusão das pessoas com deficiência, “nos mais variados domínios que a vida pode e deve assumir.”

Critica ainda a ausência de propostas do atual Governo em políticas de “aposta na vida independente”. Não aceitam continuar a viver em instituições contra a sua vontade, nem aceitam estar “aprisionados por força das barreiras atitudinais, linguísticas e físicas que a sociedade” lhes impõe e “insiste em ignorar”, nem de continuar “invisíveis e impedidos de participar ativamente na vida em comunidade.”

Segundo o manifesto, a Vida Independente só é possível garantindo: assistência pessoal, apoios sociais, habitação, transportes, emprego, saúde, autoadvocacia e autorrepresentação e informação, comunicação e acesso a atividades culturais, recreativas e desportivas.

A Marcha pela Vida Independente conta com o apoio de organizações de movimentos sociais, que se uniram com o objetivo comum de luta por direitos humanos, tais como: SOS Racismo, ILGA Portugal, Rede 8M, Plataforma Feminista, Rede ex aequo, Associação CVI — Centro de Vida Independente, entre outras.

A única cidade do interior a aderir a este movimento é Vila Real, que terá início a partir das 15h30, na Av. 5 de Outubro (junto à estação) e que terminará na Praça do município.

Marchas (15h30):

Vila Real: Av. 5 de Outubro (junto à estação)
Braga: Arco da Porta Nova
Guimarães: Largo do Toural
Porto: Câmara Municipal do Porto
Lisboa: Teatro Tivoli (Av. da Liberdade)
Faro: Escola Secundária João de Deus (Antigo Liceu)

Concentrações

Coimbra: Praça 8 de maio (15h30)
São Miguel (Açores): Ponta Delgada — Portas da cidade (10h)

O conteúdo Oito cidades assinalam o Dia Europeu da Vida Independente no dia 5 de maio aparece primeiro em Interior do Avesso.