Convenções de Nomes em C#: Como Nomear Variáveis, Métodos e Classes

Rmag Breaking News

Olá devs, vamos falar de um assunto um pouco polêmico, porque sempre aparece alguém para cagar regra dizer que devemos escrever o código de maneira X ou Y, e nem sempre isso estar de acordo com a conversão de nomes da linguagem que trabalhamos, então resolvi criar esse mini artigo para cagar regra ajudar vocês a nomear suas coisas em C# usando o guia oficial da comunidade escrito pela Microsoft.

Quando escrevemos código é importante seguir algumas convenções de nomenclatura para tornar nosso código mais legível e consistente. então, entenda que essas convenções ajudam a entender o propósito das variáveis, classes e outros elementos do código. Vamos dar uma olhada nelas e entender de uma vez por todas.

A PascalCase

Dentro do C#, usamos a PascalCase para quase tudo, seja nomes de tipos, métodos públicos e propriedades, nomes de arquivos. Isso significa que a primeira letra de cada palavra é maiúscula, e as demais são minúsculas.
Por exemplo:

MinhaClasse
CalcularSalario
NomeCompleto

Os nomes de namespaces devem seguir a mesma convenção PascalCase. Por exemplo:

MeuProjeto.Utilitarios
MeuProjeto.Modelos

A camelCase

Também usamos a camelCase Para variáveis locais, parâmetros de método e campos privados. A primeira letra é minúscula, e as demais palavras começam com letra maiúscula.
Exemplos:

idade
nomeCompleto
quantidadeItens

Agora o mais Difícil (não deveria ser)

Sempre crie nomes autoexplicativos, escolha nomes que sejam descritivos e faça sentido para o que você está fazendo. Por exemplo, em vez de usar a ou x como nome de variável, prefira algo como idadeDoUsuario ou totalDeItens, dessa forma você ajuda seu amiguinho que trabalha com você e não querer te matar ajudar a equipe a crescer.

Evite usar caracteres especiais como $, @, # nos nomes de identificadores. Como também abreviações que possam confundir outros desenvolvedores. Por exemplo, em vez de btn, use botao para um botão na interface.

De onde você tirou isso? do C#?

Todas essas conversões foram tiradas da documentação oficial da Microsoft sobre convenções de codificação em C#.
Porém, é importante salientar que essas convenções não são impostas pelo compilador, mas são amplamente adotadas pela comunidade. Então, segui-las tornará seu código mais fácil de ler e entender, especialmente quando você compartilha seu código com outros desenvolvedores.

Espero que vocês tenham gostado, se quiser deixar alguma dica e sugestão, correção, deixa aí em baixo nos comentários, Até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *